Buscar

Laboratórios

2022
BANHO SULFÚRICO, SALINO e MERCURIAL – Curuçá/PA, julho
BANHO CHEIROSO com FOGUEIRA DE SÃO JOÃO – junho
PORTAIS ASTROLÓGICOS, LUAS, ECLIPSES
BANHO DE FLORESTA – Carolina/MA
CURAS COM ECO-ENZIMAS
Medicina Nativa
Tinturas de plantas com Eco-enzima Interna e Externa
Matrizes:

 Formam-se naturalmente dentro dos recipientes de eco-enzimas, geralmente com boca larga; indicador de um ambiente e pessoas harmonizadas com as eco-enzimas e com natureza. Usadas de muitas formas maravilhosas na saúde, rejuvenescimento e alimentação.

SAÚDE NATURAL
Escalda Pés
Cicatrização de Feridas
Dissolução de Hematomas
Micose em Unhas
Boneca magikinha para dores no corpo
HIGIENE E BELEZA NATURAL
Kit ano novo 2022
Banho Enzimático
Banhos Perfumados
Creme Hidratante
Serum
Argila Rejuvenescedora
ALIMENTAÇÃO
Fermentação de Alimentos
Suco Frizante
Adubação de Plantas e Plantios
Retirar Agrotóxicos dos Alimentos
LIMPEZA
Limpeza Doméstica
Higienização Velas de Filtros
Afasta cupins, baratas e similares
ECO-ENZIMAS ASTROLÓGICAS
Áries – Touro – Gêmeos – Câncer
Leão – Virgem – Libra – Escorpião
Sagitário – Capricórnio – Aquário – Peixes
2021
PRODUÇÃO ECO-ENZIMAS
Armazenamento
Ativando no mês 1
Programação da EE
Inspiração da mangueira
Eco-enzima externa começando
Colheita
Começando grande
Eco-enzima interna
2020
Encontro de Antropologia
Fermentar é Preciso
(jan/2020)

Que nem disse Fernando Pessoa “navegar é preciso; viver não é preciso”. Aqui não só no sentido de necessidade, mas principalmente de exatidão.
É que o processo de fermentação dos alimentos, hoje cada vez mais em alta pelas dietas alimentares desintoxicantes, sugerem inclusão número 1 no cardápio. Logo, é um hábito “preciso”, “exato”, porque é o tipo de coisa que entra na vida da gente para solucionar de A a Z rsrs…
Pra começar, fermentação de alimentos não é nenhuma novidade; vem lá de trás; nossos antepassados usavam para conservar os alimentos por mais tempo. Hoje, sabe-se que esse tipo de alimento atua fortemente no sistema imunológico; produz bactérias do bem dando um up grade na nossa microbiota intestinal; e oferece possibilidades infinitas e saborosas na culinária, além de ser um processo econômico, sobretudo quando se quer fermentar vegetais.
Aqui aponto para a função de Comunic-Ação Criativa no processo da fermentação. Até que fique pronto para consumo, um vegetal, por exemplo, precisa de pelo menos três dias, mas pode fermentar por meses e até anos, quanto mais tempo, melhor. Fermentados atuam diretamente nos intestinos, atingindo também o cérebro, já que são as mesmas células. Daí nossos estados mentais também se beneficiarem com uma simples saladinha incluindo algum tipo de fermentado.
Isto muito nos interessa, porque podemos fazer não só do alimento, mas também do processo da fermentação uma prática dialógica com tudo o mais que estamos querendo lançar mão para apoiar nossos propósitos de renovação e mudança no cotidiano.
Mudar a dieta alimentar, é sempre ótimo quando o corpo pede, mas para começar, incluir os fermentados já faz uma visível diferença. Os benefícios fisiológicos são inestimáveis e ainda tem os criativos. Escolher um vegetal de sua preferência; agendar um momento na semana, na quinzena ou no mês para fazer a sua “fermentação”, é um ato criativo, porque em síntese, a fermentação é um processo semelhante à respiração celular; consiste basicamente em extrair energia química acumulada nos moléculas de substâncias orgânicas diversas, para obtenção de energia. É um diálogo promissor com a vida dentro, fora e ao redor de nós.
A proposta é: já definiu o que quer vivenciar de vida expandida este ano? Experimente fermentar e manter pelo menos um potinho depois de pronto, na geladeira; e sempre que precisar arejar a mente; fazer uma faxina intestinal e dar uma oxigenada nos propósitos, vai na geladeira ou na feira comprar uns organicozinhos, de preferência, pra reinventar a vida.
Viu? “Fermentar é preciso”…em todos os sentidos!!

2019
Rota Equinócio das Águas 23/03
Rota Amazônica 31/03
Comunic-Ação Criativa com Danças Circulares 06/10
Rota Lago da Mariana 28/04
2018
Cartaz 15/04 – Cartaz 20/03 Instruções – Cartaz 20/03 – Convite Lançamento vermelho
 Roda da Criação cac 2018 Slide 1 – Roda da Criação cac 2018 Slide 2 – Solstício de Inverno Amazônico 2018
2017
A Dança da Beija-flor 29/10 – Recordando a dança dos pés 27/09 – Feminino e Masculino 10/06
LABORATÓRIO POSTURAS DE REDE
05.04.2017

Por que a rede de dormir?

Sua ancestral e indiscutível versatilidade, inspira. Ambiente para se nascer, dormir, namorar, brincar; morrer e agora também se exercitar.

O nordestino Luis da Camara Cascudo em seu estudo etnográfico “Rede de Dormir”, defende sua origem como sendo indígena brasileira e de “insuperável comodidade” – “O leito obriga-nos a tomar seu costume, ajeitando-nos nele, procurando o repouso numa sucessão de posições. A rede toma o nosso feitio, contamina-se com os nossos hábitos, repete, dócil e macia, a forma do nosso corpo”.

Sim, nossa brasileiríssima e circular rede, acolhe (aconchego) a sinuosidade do corpo, o convida continuamente ao balanço (sacolejo), ao movimento (agito), mesmo em estado de repouso (relax); alimenta a criatividade (emborcada), a volta à fantasia profunda, ao sono, sonho, lazer e fazer desinteressado (auto nutrição); balançando de lá pra cá, construindo nossa memória pessoal e coletiva. Eis as “Posturas de rede” – posições ativas, para os músculos, os nervos, os fluxos do sangue, das ideias, das emoções e sensações. Entre balanços e bocejos vivemos, criamos e nos expandimos…

2016
BANHO ARCO-ÍRIS DE ANO NOVO
28.12.2016

Como sempre ensinam os antigos, um bom banho não limpa só o corpo, mas também a alma. De um jeito mais amplo vem as descobertas do grande inventor, NikolaTesla “Se quiser encontrar os segredos do Universo, pense em termos de energia, frequência e vibração”.

Para os povos tradicionais as cores do arco-íris vibram os princípios da divindade humana e quando conectados com elas, somos capazes de cocriar conscientemente realidades, desejos e planos de ação alinhados com nossos dons e potenciais mais elevados.

Conhecimentos como esses, podem ser muitos úteis quando a proposta é mudança, renovação e ativação da esperança do verbo “esperançar” e não do “esperar”. Quem não intenciona prosperidade, saúde, paz e amor para o ano prestes a começar?

A natureza oferece generosa colaboração para chegarmos lá. Com estes perfuminhos do setor de ervas do Ver-o-peso, neste caso, barraca de Dona Coló, o banho de atração do Ano Novo pode ajudar a acessar essas frequências e vibrações elevadas. Temos aqui as cores do arco-íris e os nomes das ervas, que por si só sugerem reflexão, novas abordagens das situações cotidianas e no mínimo a melhora do astral, porque são bem engraçadas.

VERMELHO – Abre Caminho da Felicidade

ALARANJADO – Agarradinho

AMARELO – Vence Tudo

VERDE – Chama

MAGENTA – Busca Longe

AZUL CELESTE – Anjo da Guarda

ÍNDIGO – Comigo Ninguém Pode

VIOLETA – Quebra inveja

Antes, durante ou após o banho vale um diálogo bem humorado, mas sincero consigo mesmo. Afinal como nós mesmos obstruímos nosso “caminho para a felicidade”? Talvez estejamos “agarradinhos” a crenças limitantes? Será que para “vencer tudo” – desafios, é uma questão de “luta” e contra algo fora de nós? Talvez “chamar”, se conectar com uma compreensão mais ampla, para a qual a mente ainda não despertou; e nos propomos a “buscar mesmo que esteja longe”, uma visão clara e nova, para um ano que se quer novo? Quais “anjos da guarda” visíveis ou invisíveis, podem ajudar? É possível acreditar que quando estamos ancorados em nosso próprio coração “comigo ninguém pode”? E toda inveja ou qualquer outra frequência de baixa vibração se quebra ou é bloqueada quando nos banhamos da cor violeta e compreendemos que afinal atraímos o que nós mesmos vibramos. Então se o que atraímos ainda não satisfaz porque obstrui os caminhos da nossa própria felicidade, já não desperdiçamos tempo, energia e recursos para mudar o que está fora, mas o que está dentro; é como diz o cumprimento da sabedoria Maia “In Lak’ech Ala K’in’ (eu sou outro você). É quando o banho, a roupa nova e todo e qualquer ritual para receber o Ano Novo, vale para acionar a elevação da consciência sobre nossa total e intransferível responsabilidade sobre o que criamos em nossas vidas.

Que em 2017 consigamos elevar nossas frequências a níveis vibratórios arco-íris e tornar o mundo tão amoroso, feliz e colorido, quanto as cores que conseguirmos pintar em nós mesm@s.

beijos arco-íris!

Ah! e o perfuminho dá para diluir na água, passar na casa, na roupa; usar de gotinhas juntos ou separadamente e de todo jeito que imaginar; vale aguçar a comunicação criativa para modular e alinhar as próprias frequências e vibrações.

XAMPU
21.12.2016

Então fim do ano chegou e um “detox” geral é a pedida.

Que tal começar pela cabeça? Sim, por dentro também, mas vamos começar por fora, para ajudar na hora da “self” rsrsrs… Cabelos mais brilhosos, sedosos e livres do lauril (sulfato de sódio), ajudam bastante na hora de fazer o detox da cabeça por dentro também rsrsrs

Vamos lá, escolha uma erva perfumada de sua preferência e faça um chá forte por decocção. Escolhi o Alecrim do Campo, conhecida pelos gregos como uma erva sagrada; nas escolas faziam coroas de alecrim na cabeça das crianças para obterem bons resultados nos exames, sem falar que a palavra vem de alegria, ânimo, alto astral.

Depois encontre um sabonete o mais artesanal possível, sem perfume. Usei o de Juá do setor de ervas do Veropa (Ver-o-peso); corte em cubinhos e dissolva em banho maria. Coincidência ou não, tenho observado que os sabonetes mais artesanais, acabam completamente; não fica aquele pedaço que endurece e não se dissolve nunquinha. Observe.

Agora é só jogar o sabonete dissolvido no chá; rende bastante e pode conservar numa garrafa de vidro escuro. Eis o xampu, que vai “refazer” a sua cabeça rsrsrs. Sem químicas fortes, sem valores ($) fortes e com o seu jeito forte-único de ser e viver.

Rumo a uma Noite Feliz para tod@s, com alegria e amor!!

HIDRATANTE CORPORAL
09.12.2016

Manteiga de cupuaçu derretida ao sol + uma, duas ou três partes de óleos vegetais, neste caso – coco da praia, coco babaçu e mamona + gotinhas de óleos essenciais preferido; escolhi Lavanda e Sálvia Esclareia. Se não tiver muito quente naturalmente ganha uma textura de creme firme. Temos um super cosmético com efeitos, hidratante, medicinal, terapêutico e aromático; uma verdadeira beleza!

Sempre bom lembrar que as leis de regulamentação para produtos de beleza e higiene pessoal são quase inexistentes em nosso país; logo, as empresas podem adicionar qualquer coisa nos seus produtos sem os testes de segurança adequados. E nós, consumidores brasileiros, de um modo geral, ainda não adquirimos o hábito de ler bulas, embalagens ou rótulos, quando há. Uma promessa bem perfumada de beleza e rejuvenescimento, convence “facinho, facinho”…

Vamos aproveitar as folgas e recriar hábitos e estilo de vida?

MARINADO DA TERRA
05.12.2016

Para começar a semana deliciosamente aterrados: MARINADO DA TERRA – jambu; castanha do Pará in natura e hidratada; tomatinho regional e flor do jambu; e para adoçar um tiquinho a vida – bombom gelado de nibs de cacau feito em casa; noz pecan hidratada; linhaça e tâmaras, batidos no pilão de pedra. Tudo sem fogão, sem glúten, sem lactose e sem açúcar artificial…Um mimo para nosso corpitcho e sentidos – todos…

BOMBOM VIVO
05.12.2016
ÁGUA DENTAL SEM FLÚOR
10.11.2016

Basta Juá em pó; um pouquinho de bicarbonato, gotas de óleo essencial de Tea tree e água potável de boa qualidade; do filtro de barro por exemplo, se puder solarizá-la*, melhor ainda!

*expor ao sol por algumas horas em recipiente de vidro semiaberto.

Higiene bucal é essencialmente mecânica, isto é, escovação; orientação básica de todo dentista. Aqui, um conjuntinho muito útil e barato; a saúde bucal agradece!

1º Fio dental

2º Raspador de língua

3º Água dental

4º Enxaguante de vinagre de maçã – uma parte do vinagre para 3 de água (aquela solarizada preferencialmente)

Para garantir esse conjuntinho igualmente higienizado, mantenha-os em uma solução com água oxigenada 10 Vol.; excelente eliminador de germes, fungos e outros dessa turminha invisível, mas competente para desarmonizar ambientes…

Ah! a colherzinha é opcional, para apoiar o uso da água dental durante a escovação.

Outra: mantenha a água bucal na geladeira em recipiente com tampa!

É isso man@s, faça você mesmo, coloque suas melhores intenções, invista seu tempo recriando divertidamente sua vida. O lucro financeiro é o menor dos ganhos na mudança de estilos de vida; lucrativo mesmo é a saúde do corpo, da mente e da alma, quando nos envolvemos com nossa capacidade de autogestão criativa no cotidiano.

A ÁGUA E A PINEAL
31.10.2016

Seguindo com a conversa sobre alimentação, criatividade, autodescoberta e afins…A quantas andam nossas ÁGUAS hem?

São muitas, né! Mas hoje quero falar da que consumimos, cozinhamos, sobretudo bebemos.

Se os pés simbolizam nossas raízes, a glândula Pineal simboliza nossas antenas. Esta, coitada, anda enferrujadinha “da silva”; a água que consumimos está no topo das causas e consequências dessa situação.

A utilização do cloro e especialmente do flúor, sem falar de outras químicas, no tratamento das águas que saem nas torneiras brasileiras é a questão. Não vamos tratar aqui dos argumentos para esta decisão governamental tomada há muitas décadas para as águas urbanas; nem tão pouco das ausências do poder público, para ampliar e estimular essa discussão para outras possibilidades mais saudáveis.

A questão é, estamos interessados em assumir nossa autonomia e responsabilidade para cuidar daquilo que já cansamos de esperar e brigar para que os governos ou empresas cuidem ou criem algo que possamos comprar para resolver todos os nossos desafios urbanos cotidianos?

Ledo engano comprar um filtro de quase mil reais como o da marca “Soft”, cuja vela de $ 40, não dá conta nem 3 meses de manter a alcalinidade mínima para nosso corpo e ajudar especialmente a desenferrujar nossa maravilhosa antena – a pineal.

Também não vamos tratar aqui sobre a importância da pineal, para a saúde física, psíquica, criatividade; etc. e tal; há vastas pesquisas científicas sobre o assunto na internet. Vim compartilhar uma solução eficaz, barata e gostosa que muita gente já adota – o velho e bom filtro de barro, aquele que nossas sábias avós utilizavam…

Um filtro para 6 litros de água custa cerca de $150 reais, a vela de cerâmica tripla ação, menos de $14; comprando duas para alternar semanalmente a cada lavagem dura no mínimo 6 meses, a depender da qualidade da água que se coloca no filtro. Como já tínhamos caído há anos no “conto da Soft” e similares, tão ilusórios quanto; é dele que levo a água para o filtro de barro.

Vejam nas fotos, os testes de PH; o do filtro high-tech é praticamente igual ao da torneira, quanto mais amarela, mais ácida é a água; quanto mais azul mais alcalina. Este monitoramento é muito simples de fazer; basta adquirir o reagente encontrado em qualquer loja de aquário – até os pobres peixinhos de aquário têm sua água monitorada, para conseguirem viver nesse ambiente hostil e nós, literalmente “peixes fora d’água”, afinal por dentro somos feitos a 70% de água, nem nos damos conta de cuidar da excelência desse ambiente que rege todo nosso funcionamento.

Para facilitar deixo um link sobre a boa fama do “filtro de barro brasileiro”

Link

E outro sobre uma aula sensacional do jovem índigo argentino, Matias de Stefano, na PUC/RJ. Ele fala de uma diversidade de assuntos emergentes na atualidade, entre os quais, a razão escondida de entupirem nossas águas, pastas de dentes e o mais de FLÚOR, mas afinal o que a PINEAL tem a ver com isso?

Link

Faça sua pesquisa; faça suas próprias escolhas, mas por enquanto te convido a um brinde com água do filtro da vovó…Tim-Tim!!

SALADA VIVA
26.10.2016

Delícia quando se descobre na cozinha, também um lugar de comunicação e expressão criativa com o que nutre o corpo e a alma. Uma autodescoberta por meio dos sentidos…

Alface, escarola e manjericão orgânicos

Tomatinhos cereja

Broto de feijão azuki feito em casa

Sementes de girassol e gergelim preto hidratadas e desidratadas em casa

Uva passa preta e branca

Molho Tailandês

Shoyo macrobiótico

Tahine feito em casa

Óleo de gergelim cru

Suco de gengibre ralado

Um fio de melado de cana

Gotas de limão tanja orgânico

Tudo batido no liquidificador

2014
Comunic-Ação Criativa com Cristais
Árvore da Vida – Janela da Alma – Joia de Poder – Animus
Anima – Coração Cristal – Dançarina – A Deusa
Comunic-Ação Criativa na Caixa de Imagens

Sementes de Tento ou Semente do Coração (Adenanthera Pavonina)

Terceiro Olho – Membrana – Abundância – Benção Nupcial
Comunication – Concepção Masculina – Concepção Feminina – Constelação Familiar
A Ave e a Pedra Filosofal – Extrovertida Introversão – Alegria de Viver – Coração Humanizado
Coração Liberto – Individuação
2013
Cartaz Mês dos povos indígenas no Museu Goeldi
2012
Dançando, cantando e sentindo a Amazônia
Danças sagradas e tradições amazônicas